NACE PTECA (Esalq USP)

Início » Sin categoría » Ciclo de Diálogos: Ecossocialismo ou Barbárie

Ciclo de Diálogos: Ecossocialismo ou Barbárie

A busca pelo aumento da potência de agir, motivada pela perplexidade diante da conjuntura de degradação socioambiental, e os compromissos assumidos pela Oca de continuidade das atividades do I Simpósio de Políticas Públicas e Educação Ambiental se desdobram na realização do Ciclo Ecossocialismo ou Barbárie: diálogos sobre políticas públicas de transição para sociedades sustentáveis.

Em diálogo com o NACE-PTECA e com outros parceiros, elaborou-se a proposta de realização de encontros periódicos em diferentes territórios do país, que contribuam com o diálogo e a organização comunitária comprometidas com a construção de sociedades sustentáveis.

 O primeiro encontro presencial ocorreu no dia 4 de fevereiro das 14h às 18 horas no Departamento de Ciências Florestais da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz no município de Piracicaba – SP. O tema provocador foi “Educação Ambiental, Agrobiodiversidade e geopolítica” apresentado por meio de uma mesa redonda composta por Dra. Eda Tassara, Dr. Luis Ferraro e Dra. Thais Bianezi, mediada pelo Dr. Marcos Sorrentino. Foram realizados também grupos de trabalho com o intuito de dialogar a cerca das provocações e refletir sobre propostas de ações. O evento contou com a presença de 86 participantes presenciais, 240 visualizações da transmissão ao vivo via IPTV USP.

 No dia 26 de Março de 2015, em São Paulo, Capital na Sala Crisantempo ocorreu o segundo encontro do Ciclo Ecossocialismo ou Barbárie no modelo de um Seminário intitulado “Água & Educação”. O Encontro foi realizado pela OCA e NACE PTECA e com seus apoiadores 5 elementos, Greenpeace, Portal NAMU, Sala Crisantempo e Escola Como Como de Ecogastronomia.

O evento contou com a presença de 80 pessoas, entre elas a sociedade civil, agentes da prefeitura e acadêmico e foi transmitida ao vivo via site do Greenpeace. A tarde iniciou com a palestra com André Biazoti, do Instituto 5 elementos, seguida mesa com a apresentação das práticas mediada pela Mônica Borba  e composta por Adriano Sampaio, “Existe Água em São Paulo”, ArpadSpalding, do Instituto Kairós, Cláudia Visoni, coletivo “Cisternas Já”, José Bueno, Projeto “Rios e Ruas”. Houve participação dos participantes através de perguntas.

A segunda parte do Seminário contou com a palestra da anunciando Marussia Whately representante da “Aliança pela Água”. Por fim, Paulina Chamorro fez a mediação do diálogo entre  Dr.Sueli Furlan, Dra. Eda Tassara e Dr. Pedro Jacobi.

O terceiro encontro ocorreu no dia 15 de abril de 2015 no Paço Municipal de Guarulhos – SP. A temática geradora foi Economia, Consumo Responsável e Resíduos Sólidos apresentada por meio de palestras de Ladislau Dowbor e Roberto Golfinho, seguida por grupos de diálogo. Foi realizada em parceria com a Prefeitura de Guarulhos e o Coletivo Educador Voz e contou com a participação de 100 pessoas.

No dia 27 de junho de 2015 ocorreu o quarto encontro do Ciclo com o título Agricultura Ecológica, semeando a terra, cultivando saberes realizado em parceria com Coletivo Educador Ipê Roxo, Estação Luz, Arte na Terra, Pau Brasil.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: